Idoso

Disque 100 - Assistência 24 horas 100
CREAS Centro (11) 2492-2027 Saiba mais
CREAS Marcos Freire (11) 2484-0809 Saiba mais
CREAS Sitio dos Morros (11) 2440-8313 Saiba mais
CRAS I – ACÁCIO (11) 2406-2113 Saiba mais
CRAS II – CENTRO (11) 2087-4251 Saiba mais
CRAS III – ITAPEGICA (11) 2421-0656 Saiba mais
CRAS IV – CUMBICA (11) 2229-5812 Saiba mais
CRAS V – MARCOS FREIRE (11) 2484-0809 Saiba mais
CRAS VI – PONTE ALTA (11) 2438-1507 Saiba mais
CRAS VII – PRESIDENTE DUTRA (11) 2433-2882 Saiba mais
CRAS VIII – SANTOS DUMONT (11) 2467-3315 Saiba mais
CRAS IX – SÃO JOÃO (11) 2467-2535 Saiba mais
CRAS X – NOVA CIDADE (11) 2304-6304 Saiba mais
CRAS XI – CENTENÁRIO (11) 2408-4518 Saiba mais
CRAS XII – SITIO DOS MORROS (11) 2455-9115 Saiba mais

Perguntas frequentes

Como informar idoso desaparecido no Portal do Idoso?

O Portal do Idoso é mais um canal de divulgação para apoiar o familiar do idoso desaparecido e/ou a pessoa que encontrou uma pessoa idosa perdida. Para divulgar um desaparecimento, clique em “Informar desaparecimento”, insira foto da pessoa idosa desaparecida e as informações solicitadas. O Portal do Idoso irá recepcionar a solicitação e validar as informações antes de publicar.

Existe cobrança para divulgar desaparecido no Portal do Idoso?

Não. O serviço de divulgação de desaparecimento é gratuito.  Ninguém do Portal do Idoso ou em nome dele está autorizado a cobrar pelo serviço.

Tenha cuidado com a oferta de serviços e promessas de localização, principalmente quando há cobrança!

O que é desaparecimento de idoso?

Uma pessoa idosa é considerada desaparecida quando some repentinamente, sem prévio aviso a familiares ou terceiros, não sendo localizada (fisicamente ou por outros meios) nos lugares onde costuma frequentar, nem encontrada de qualquer outra forma. Não é necessário esperar algum intervalo de tempo para que alguém seja considerado como desaparecido. Várias causas podem levar ao desaparecimento da pessoa idosa, como por exemplo, transtorno mental, depressão, violência, ameaça, coação, conflitos familiares, dentre outras.

O que é o CREAS?

CREAS é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social do Brasil

Cada Cidade, Estado e Município tem CREAS com a finalidade de ofertar atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar. A convivência familiar está mantida, embora só vínculos possam estar fragilizados ou até mesmo ameaçados.

Os principais casos atendidos no CREAS são: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido a aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade por adolescentes.

O CREAS também recepciona as denúncias oriundas do DISQUE 100 que são repassadas para os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do bairro mais próximo da pessoa/família que será atendida.

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento a autonomia.

 

O que fazer na busca de uma pessoa idosa desaparecida?

Passo a passo em busca de uma pessoa idosa desaparecida: 1. Verificar se há registro da pessoa desaparecida nos órgãos de emergência 2. Realizar Boletim de Ocorrência de desaparecimento (BO) 3. Procurar apoio na busca 4. Descartar a possibilidade de falecimento 5. Hospitais públicos, prontos socorros e postos de saúde 6. Divulgar o desaparecimento.

O Portal do Idoso é mais um canal de divulgação para apoiar o familiar do idoso desaparecido e/ou a pessoa que encontrou uma pessoa idosa perdida.

Você pode consultar informações detalhadas de cada passo clicando aqui GUIA DE ORIENTAÇÕES BUSCA E IDENTIFICAÇÃO DE PESSOAS DESAPARECIDAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

O que fazer se a pessoa idosa desaparecida for localizada?

Abaixo da foto da pessoa idosa desaparecida, publicada no site do Portal do Idoso, encontre o link escrito “Foi encontrado? Clique aqui”. Basta inserir seus dados e uma breve informação de como a pessoa idosa foi encontrada. Se houver link que confirme a informação, pode colocar também.

Se os órgãos públicos competentes foram acionados, será necessário 1. Realizar o BO de Encontro de Pessoa, presencialmente 2. Informar o encontro aos demais órgãos públicos mobilizados no processo de busca.

Idosos desaparecidos

Não há nenhum desaparecido...